Matemática Divertida - Jogos Eletrônicos
- cibermatematica
- 21 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
A tecnologia já encontra-se inserida no contexto sociocultural em que vivemos, o que implica na necessidade de novas práticas educacionais que acompanhem o momento em que vivemos. Os jogos eletrônicos nesse sentido, se bem projetados, podem ser utilizados para unir as práticas educacionais “tradicionais/teóricas” com um ambiente mais leve e divertido. A utilização de recursos de multimídia em ambientes lúdicos pode estimular e enriquecer ainda mais as atividades de ensino aprendizagem e é por isso que temos a cada dia mais pesquisas voltadas a utilização de jogos digitais em sala de aula.
Quando inserimos tecnologias que já estão presentes no cotidiano do aluno, como aparelho celular, computador, tablets, demonstraremos uma mistura de matemática e a realidade do aluno através do uso das tecnologias da informação e comunicação. As mídias digitais já fazem parte de nossas vidas como identidade, como método facilitador de nossas vidas e por isso devemos utilizar a nosso favor.
Benefícios da utilização de jogos digitais na educação:
- Efeito motivador: Os jogos digitais, em seu design e interface tem alta capacidade para envolver o aluno para que se divirta e ao mesmo tempo cria diversas possibilidades de conhecimento, motivando os alunos com desafios, curiosidade, interação e fantasia (Balasubramanian; Wilson, 2006).
- Desenvolvimento de habilidades cognitivas: Os jogos possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, uma vez que elaborar estratégias faz parte dos jogos, além da compreensão de como os diferentes elementos do jogo se relacionam. A tomada de decisão, criatividade e pensamento crítico fazem parte do processo. (Gros, 2003).
- Aprendizado por descoberta: “O feedback instantâneo e o ambiente livre de riscos provocam a experimentação e exploração, estimulando a curiosidade, aprendizagem por descoberta e perseverança. Por não haver perigos reais dentro de um jogo é possível explorar ao máximo cada espaço oportuno, permitindo dessa forma que cada vez mais o aluno fique curioso para conhecer, e na curiosidade experimentar e explorar, resultando em sua maioria em novas informações.” (Araújo, Araújo, Mello, Lins, 2007).
- Socialização: Os jogos auxiliam também nas relações interpessoais, uma vez que em alguns jogos pode haver interação entre alunos, ou quando não há, os mesmos podem repassar suas experiências e conhecimentos, ampliando o conhecimento adquirido. (Araújo, Araújo, Mello, Lins, 2007).

Comments