Tecnologia como Estratégia na Educação
- cibermatematica
- 9 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Ao analisar o cotidiano escolar percebemos que os recursos utilizados pelos educadores como: quadro-negro, giz, livros didáticos, cartazes e muitos outros utilizados já não são mais tão atraentes aos nossos alunos (GASPARIN, 2014). Daí o surgimento da necessidade de se reformular o processo educacional incluindo nele novas ferramentas e estratégias.
Nossa evolução é acompanhada pela ascensão dos meios tecnológicos. Quanto mais nos reconhecemos como seres pensantes, mais as tecnologias evoluem. Nesse sentido, os seres humanos e as tecnologias passaram a ser um só, pois, devido à necessidade de conhecê-las e manipulá-las, o homem passou a percebê-las como aliadas para o desenvolvimento da sociedade em todos os aspectos.
Na escola, essa visão de interação não é diferente, pois, apesar das muitas divergências sobre sua função atual, uma coisa é certa, é nesse espaço, que os educandos passam a compreender o mundo a sua volta e a utilizar vários meios e ferramentas para organizar seu pensamento e torná-lo crítico.
O uso das tecnologias nesse espaço aparece como fundamental, pois, a partir do momento em que os professores lançam mão delas permite aos alunos construir e reconstruir seu aprendizado, relacionando-o com seu cotidiano e o meio onde estão inseridos. No entanto, para que essas tecnologias tenham significado educacional, não somente os alunos devem saber manipulá-las e utiliza-las para o processo de aprendizagem, os professores devem estar cientes dessa utilização criando estratégias de ensino e incluindo-as em seu planejamento de modo a ofertar aos alunos caminhos que levem a reflexão do que se aprende.
Ao compreender que as tecnologias a cada dia ganham formas de interatividade no espaço escolar, “contribuindo nas práticas educativas, aprimorando as ações desenvolvidas pelos educadores e proporcionando a participação sistematizada na formação do sujeito de forma coletiva” (MIRANDA, 2006), porque não repensar na prática docente para dar as tecnologias o caráter de ferramenta pedagógica vinculando-as as estratégias de ensino.
Na mesma linha de análise Kenski (2003) acredita que a utilização das TICs no espaço escolar é fundamental, porém acrescenta que, a evolução tecnológica não se restringe aos novos usos de equipamentos e\ou produtos, mas aos comportamentos dos indivíduos que interferem e repercutem na sociedade, intermediados ou não pelos equipamentos. De um modo geral, acredita-se que o papel da escola deve ser construído baseado em significados éticos, resgatando o compromisso fundamental que é o de preparar os indivíduos para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento do aluno e de sua autonomia em relação à própria aprendizagem (FREIRE, 1997).
Referência: http://fapb.edu.br/media/files/35/35_1940.pdf

Komentar